top of page

Controles Internos ou Auditoria Externa? Ambos!!

  • Foto do escritor: Vinícius Domingues
    Vinícius Domingues
  • 13 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

ree

Um programa de Compliance que se preze precisa tanto de Controles Internos quanto de Auditoria Externa!


Mas, afinal, qual é a diferença entre estas duas ferramentas??


Controles Internos são uma forma de padronização das atividades da empresa. Ou seja, a companhia define qual a forma de realizar cada atividade, de forma sistémica e organizada. Cria-se, verdadeiramente, um padrão.


Isso auxilia muito na identificação de desvios de conduta e de fraudes. Ainda, auxiliam o programa de Compliance na mitigação de riscos. Por isso, é considerado um dos pilares do programa e deve estar previsto na Política Interna da empresa.


Já a Auditoria Externa é uma ferramenta utilizada pelas empresas para verificação de suas atividades, inclusive da eficácia do programa de Compliance. Por ser independente, ela aponta falhas que, por vezes, poderiam ser omitidas pelos colaboradores da empresa. Ou seja, ela tem como objetivo principal atestar a integridade e veracidade dos resultados apresentados pela companhia.


Por isso, considero que Controles Internos e Auditoria Externa são duas ferramentas complementares e extremamente importantes para a eficácia do programa de Compliance.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe.


 
 
 

Comments


© 2020 por VD ADVOCACIA & COMPLIANCE

bottom of page