Clínicas médicas, atenção: o Simples Nacional pode não ser tão vantajoso assim!
- Vinícius Domingues
- 2 de set. de 2020
- 1 min de leitura

A grande maioria das empresas em atividade no Brasil são optantes do Simples Nacional. Isso se dá pela menor complexidade do sistema, como o próprio nome já sugere, e também pela menor carga tributária.
Todavia, para as clínicas médicas, optar pelo Simples Nacional pode significar o oposto: carga tributária maior, se comparada com o Lucro Presumido ou Real.
A razão é que as clínicas médicas, via de regra, são obrigadas a pagar a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP), além dos demais tributos já inclusos no sistema do Simples Nacional. Essa contribuição adicional aumenta significativamente a carga tributária suportada pela clínica médica.
Por outro lado, como as alíquotas aplicadas nos regimes do Lucro Presumido e Lucro Real são diferentes das aplicadas pelo Simples Nacional, é bastante provável que a clínica médica pague um valor menor de tributos se optar pela primeira opção, principalmente se sua folha de pagamento for considerada enxuta.
O Brasil é um dos países com maior carga tributária. Portanto, fazer a escolha correta do regime tributário é essencial para o melhor desempenho da empresa. E isso só será possível por meio de um Planejamento Tributário. Afinal, ninguém quer pagar mais imposto do que deveria.
Para te auxiliar, o "VD Advocacia e Compliance" conta com profissionais preparados para ajudar a sua empresa a escolher o melhor regime tributário. Ficou na dúvida se esse serviço serve para a sua empresa?? Entre em contato conosco! Será um prazer poder te ajudar.
Comments